Plano de aula
Física/Química/Biologia – 3ª série EM/1º BIM
Professora: Crislane Pereira da Costa
Data: 24/02/2021
Temas: Monitoramento de monóxido de carbono (CO) em um cigarro; Doenças causadas pelo cigarro;
Recursos/
Materiais:
Computador, multimídia, quadro branco e pincel.
Materiais para o monitoramento: Conexão protoboard + sensor MQ7 – cabo USB – 2 garrafas
pet – 1 cigarro – cola quente (bastão e pistola) – tesoura – fita crepe ou
adesiva.
Conteúdos:
Saúde; Circuito; Tecnologia;
Objetivo Geral:
Discutir a quantidade de monóxido de carbono existente
no cigarro e os tipos de doenças causados pelo seu consumo;
Observar o circuito e as conexões para o monitoramento;
Metodologias:
Pré-aula: Organização do material a ser exposto. Construir uma “máquina que fuma” para utilizar como armazenamento da fumaça do cigarro e demonstrar como irá funcionar a leitura do sensor MQ7.
Local de Acesso ao material: Link para acesso ao vídeo para a construção da “máquina que fuma”: https://www.youtube.com/watch?v=YJXmS0Y4nCU
Aula:
Descrição das
atividades
1º Explicação
e levantamento de questionamentos sobre o consumo de cigarro e os perigos que o
mesmo causa a saúde e ao meio ambiente;
2º Expor
dados científicos da quantidade de monóxido de carbono que são emitidos pelo
cigarro;
3º Será
exposto o equipamento montado protoboard + sensor MQ7, bem como seu funcionamento
para leitura do sensor de gás monóxido de carbono;
4º
Analisar o circuito para
o funcionamento do sensor, conexões, cabos e leitura de saída e/ou entrada das
informações;
5º
Mostrar o vídeo de como é
feito a “máquina que fuma”;
6º
Investigar se os
estudantes têm dúvidas em relação ao assunto e montagem do sistema;
Pós aula:
Orientar os alunos a confeccionarem panfletos e
cartazes para apresentarem informações sobre o consumo de cigarro, demonstrarem
imagens e vídeos do monitoramento feito com o sensor para toda a escola. Para
isso, além de fazerem uma pesquisa mais especifica sobre o monóxido de carbono
e seus efeitos a saúde e meio ambiente, os alunos irão formar grupos para
acompanhar os dados do sensor MQ7 e expor esses dados obtidos em uma
apresentação para todas as turmas da unidade escolar.
Avaliação:
Avaliação baseada em projetos e na participação de cada educando durante as atividades desenvolvidas.
Bibliografia:
Como fazer uma máquina que fuma.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YJXmS0Y4nCU
acesso em 20/02/2021.
Física:
contexto e aplicações; ensino médio/ Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz
Alvarena Alvares, Carla da Costa Guimarães. Editora Scipione; 2ª edição – São
Paulo, 2016. Proposta curricular do Ensino Médio, Tocantins 2018.
FORMULÁRIO PARA ELABORAÇÃO DE ITEM
|
Elaborador |
Habilidade |
Competência |
Dificuldade |
Gabarito |
|
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Crislane
Pereira |
H7 – Selecionar testes de
controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos,
tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade
de vida. |
C2 – Identificar a presença e aplicar
as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos. |
Média |
c |
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<<Palavras-chave do item>> (3 palavras sobre o tema
abordado) |
Cigarro |
Danos |
Monóxido de carbono |
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Um novo
estudo publicado na revista científica inglesa "BMJ" mostra que fumar apenas um
cigarro por dia está associado a um risco de doenças cardiovasculares maior
do que o esperado: cerca de metade do risco de se fumar 20 cigarros por dia.
Os pesquisadores afirmam que o achado tem consequências importantes para
muitos fumantes e profissionais da saúde que acreditam que fumar pouco traz
poucos danos. Os autores do estudo defendem que fumantes larguem o tabaco em
vez de reduzir o número de cigarros como forma de diminuir também os riscos
de infarto e AVC (acidente vascular cerebral).
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REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA |
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Supondo que um fumante leva cerca de 15min para tragar
um cigarro e que este consome uma carteira (20 unidades) por dia. Quantas
horas esse fumante leva para tragar todos os cigarros? |
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a |
1 h |
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b |
3 h |
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c |
5 h |
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d |
2,5 h |
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|
e |
1,5 h |
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JUSTIFICATIVAS:
apresente a justificativa do gabarito (CERTA) e de cada distrator (ERRADA). |
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a |
errada (1 hora tem 60 minutos) |
|
b |
errada (3 horas
tem 180 minutos) |
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c |
correta (o
fumante leva 300min para consumir 20 cigarros, equivale a 5 horas.) |
|
d |
errada (2,5
horas tem 150 minutos) |
|
e |
errada (1,5 hora tem 90 minutos) |
FORMULÁRIO PARA ELABORAÇÃO DE ITEM
|
Elaborador |
Habilidade |
Competência |
Dificuldade |
Gabarito |
|
|
Crislane
Pereira |
H15 – Interpretar
modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em
qualquer nível de organização dos sistemas biológicos. |
C4: Compreender
interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à
saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e
características individuais. |
Média |
b |
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<<Palavras-chave do item>> (3 palavras sobre o tema
abordado) |
Doenças |
Monóxido
de carbono |
Fumaça do cigarro |
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A fumaça do cigarro possui uma fase gasosa e uma
particulada. A fase gasosa é composta por monóxido de carbono, nicotina,
amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído e acroleína, entre outras
substâncias. A fase particulada contém nicotina e alcatrão que é um composto
de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas, formado a partir da
combustão dos derivados do tabaco. Aproximadamente 3 a 6% da fumaça do
cigarro é composta de monóxido de carbono. Quando inalado, o monóxido de
carbono combina-se com a hemoglobina do sangue, formando a
carboxihemoglobina, reduzindo a capacidade do sangue em transportar oxigênio
para os tecidos do organismo. O monóxido de carbono, além de ser venenoso em
altas concentrações, está implicado em muitas doenças associadas ao fumo,
principalmente doenças cardiovasculares e respiratórias. |
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https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/quais-sao-os-componentes-fumaca-cigarro REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA |
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A fumaça do cigarro é composta por monóxido de carbono,
3 a 6% aproximadamente, quando inalado reduz a capacidade do sangue em
transportar oxigênio para os tecidos do organismo. Além de ser venenoso em
altas concentrações, está implicado em muitas doenças associadas ao consumo
do cigarro. Assinale a alternativa que apresenta essas doenças: |
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a |
Cardiovasculares; Bronquite; Enfisema pulmonar;
Poliomielite |
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b |
Respiratórias;
Bronquite; Enfisema
pulmonar; Câncer |
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c |
Câncer;
Bronquite; Enfisema
pulmonar; Hepatite |
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d |
Hepatite;
Câncer; Bronquite; Pneumonia |
||||
|
e |
Câncer; Bronquite; Pneumonia; Poliomielite |
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JUSTIFICATIVAS:
apresente a justificativa do gabarito (CERTA) e de cada distrator (ERRADA). |
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a |
errada (Poliomielite é uma doença também chamada de
paralisia infantil, pólio ou ainda doença de Heine-Medin é uma infecção
viral) |
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b |
correta (O
consumo de cigarro causam doenças como bronquite, enfisema pulmonar e outras doenças
respiratórias, além de constituir fator de risco para o desenvolvimento de
câncer pulmonar,
laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de
útero, leucemia) |
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c |
errada
(Hepatite, doença causada
por fatores como infecções virais (do tipo A, B e C)) |
|
d |
errada
(Hepatite, doença causada
por fatores como infecções virais (do tipo A, B e C)) |
|
e |
errada (Poliomielite é uma doença também
chamada de paralisia infantil, pólio ou ainda doença de Heine-Medin é uma
infecção viral) |






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