Plano de aula - Monitoramento de monóxido de carbono (CO)

 

Caixa de Texto:Plano de aula

Física/Química/Biologia – 3ª série EM/1º BIM

Professora: Crislane Pereira da Costa

Data: 24/02/2021

Temas: Monitoramento de monóxido de carbono (CO) em um cigarro; Doenças causadas pelo cigarro; 

Recursos/ Materiais:

Computador, multimídia, quadro branco e pincel. Materiais para o monitoramento: Conexão protoboard + sensor MQ7 – cabo USB – 2 garrafas pet – 1 cigarro – cola quente (bastão e pistola) – tesoura – fita crepe ou adesiva.




Conteúdos: 

Saúde; Circuito; Tecnologia; 

Objetivo Geral:

Discutir a quantidade de monóxido de carbono existente no cigarro e os tipos de doenças causados pelo seu consumo;

Observar o circuito e as conexões para o monitoramento;

Metodologias:

Pré-aula: Organização do material a ser exposto. Construir uma “máquina que fuma” para utilizar como armazenamento da fumaça do cigarro e demonstrar como irá funcionar a leitura do sensor MQ7.         

  

Local de Acesso ao material: Link para acesso ao vídeo para a construção da “máquina que fuma”: https://www.youtube.com/watch?v=YJXmS0Y4nCU

Aula: Descrição das atividades

  Explicação e levantamento de questionamentos sobre o consumo de cigarro e os perigos que o mesmo causa a saúde e ao meio ambiente;

  Expor dados científicos da quantidade de monóxido de carbono que são emitidos pelo cigarro;

  Será exposto o equipamento montado protoboard + sensor MQ7, bem como seu funcionamento para leitura do sensor de gás monóxido de carbono;

  Analisar o circuito para o funcionamento do sensor, conexões, cabos e leitura de saída e/ou entrada das informações;

  Mostrar o vídeo de como é feito a “máquina que fuma”;

  Investigar se os estudantes têm dúvidas em relação ao assunto e montagem do sistema;

Pós aula:

Orientar os alunos a confeccionarem panfletos e cartazes para apresentarem informações sobre o consumo de cigarro, demonstrarem imagens e vídeos do monitoramento feito com o sensor para toda a escola. Para isso, além de fazerem uma pesquisa mais especifica sobre o monóxido de carbono e seus efeitos a saúde e meio ambiente, os alunos irão formar grupos para acompanhar os dados do sensor MQ7 e expor esses dados obtidos em uma apresentação para todas as turmas da unidade escolar.

Avaliação:

Avaliação baseada em projetos e na participação de cada educando durante as atividades desenvolvidas.

Bibliografia:

Como fazer uma máquina que fuma. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YJXmS0Y4nCU acesso em 20/02/2021.
         Física: contexto e aplicações; ensino médio/ Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarena Alvares, Carla da Costa Guimarães. Editora Scipione; 2ª edição – São Paulo, 2016. Proposta curricular do Ensino Médio, Tocantins 2018.

 

 

FORMULÁRIO PARA ELABORAÇÃO DE ITEM

 

Elaborador

Habilidade

Competência

Dificuldade

Gabarito

Crislane Pereira

H7 – Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.

C2 – Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.

Média

c

<<Palavras-chave do item>>

(3 palavras sobre o tema abordado)

Cigarro

Danos

Monóxido de carbono

 

Um novo estudo publicado na revista científica inglesa "BMJ" mostra que fumar apenas um cigarro por dia está associado a um risco de doenças cardiovasculares maior do que o esperado: cerca de metade do risco de se fumar 20 cigarros por dia. Os pesquisadores afirmam que o achado tem consequências importantes para muitos fumantes e profissionais da saúde que acreditam que fumar pouco traz poucos danos. Os autores do estudo defendem que fumantes larguem o tabaco em vez de reduzir o número de cigarros como forma de diminuir também os riscos de infarto e AVC (acidente vascular cerebral).

 

 

https://actbr.org.br/post/voce-fuma-so-um-cigarro-por-dia-riscos-sao-maiores-do-que-se-pensava/17099/#:~:text=Um%20novo%20estudo%20publicado%20na,fumar%2020%20cigarros%20por%20dia

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Supondo que um fumante leva cerca de 15min para tragar um cigarro e que este consome uma carteira (20 unidades) por dia. Quantas horas esse fumante leva para tragar todos os cigarros?

a

 

1 h

 

b

 

3 h

 

c

 

5 h

 

d

 

2,5 h

 

e

 

 1,5 h

 

 

 

 

JUSTIFICATIVAS: apresente a justificativa do gabarito (CERTA) e de cada distrator (ERRADA).

a

 

errada (1 hora tem 60 minutos)

 

b

 

errada (3 horas tem 180 minutos)

 

c

 

correta (o fumante leva 300min para consumir 20 cigarros, equivale a 5 horas.)

 

d

 

errada (2,5 horas tem 150 minutos)

 

e

 

errada (1,5 hora tem 90 minutos)

FORMULÁRIO PARA ELABORAÇÃO DE ITEM

 

Elaborador

Habilidade

Competência

Dificuldade

Gabarito

Crislane Pereira

H15 – Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos.

C4: Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.

Média

b

<<Palavras-chave do item>>

(3 palavras sobre o tema abordado)

Doenças

Monóxido de carbono

Fumaça do cigarro

 

A fumaça do cigarro possui uma fase gasosa e uma particulada. A fase gasosa é composta por monóxido de carbono, nicotina, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído e acroleína, entre outras substâncias. A fase particulada contém nicotina e alcatrão que é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas, formado a partir da combustão dos derivados do tabaco. Aproximadamente 3 a 6% da fumaça do cigarro é composta de monóxido de carbono. Quando inalado, o monóxido de carbono combina-se com a hemoglobina do sangue, formando a carboxihemoglobina, reduzindo a capacidade do sangue em transportar oxigênio para os tecidos do organismo. O monóxido de carbono, além de ser venenoso em altas concentrações, está implicado em muitas doenças associadas ao fumo, principalmente doenças cardiovasculares e respiratórias.

 

 

https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/quais-sao-os-componentes-fumaca-cigarro

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

A fumaça do cigarro é composta por monóxido de carbono, 3 a 6% aproximadamente, quando inalado reduz a capacidade do sangue em transportar oxigênio para os tecidos do organismo. Além de ser venenoso em altas concentrações, está implicado em muitas doenças associadas ao consumo do cigarro. Assinale a alternativa que apresenta essas doenças:

 

a

 

Cardiovasculares; Bronquite; Enfisema pulmonar; Poliomielite

 

b

 

Respiratórias; Bronquite; Enfisema pulmonar; Câncer

 

 

c

 

Câncer; Bronquite; Enfisema pulmonar; Hepatite

 

 

d

 

Hepatite; Câncer; Bronquite; Pneumonia

 

 

e

 

 Câncer; Bronquite; Pneumonia; Poliomielite

 

 

JUSTIFICATIVAS: apresente a justificativa do gabarito (CERTA) e de cada distrator (ERRADA).

a

 

errada (Poliomielite é uma doença também chamada de paralisia infantil, pólio ou ainda doença de Heine-Medin é uma infecção viral)

 

b

 

correta (O consumo de cigarro causam doenças como bronquite, enfisema pulmonar e outras doenças respiratórias, além de constituir fator de risco para o desenvolvimento de câncer pulmonar, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia)

 

c

 

errada (Hepatite, doença causada por fatores como infecções virais (do tipo A, B e C))

 

d

 

errada (Hepatite, doença causada por fatores como infecções virais (do tipo A, B e C))

 

e

 

errada (Poliomielite é uma doença também chamada de paralisia infantil, pólio ou ainda doença de Heine-Medin é uma infecção viral)

 

 

 

Comentários