Plano de aula - com base no carrinho!

 

Plano de aula

Física – 1ª série EM/1º BIM

Professora: Crislane Pereira da Costa

Data: 13/10/2020

Temas: Criação de protótipo de carrinho que se movimenta a ar e conceitos que envolvem o ensino de Física;

Recursos/ Materiais:

Computador, multimídia, quadro branco e pincel. Materiais para o carrinho: Papelão - 1 palito de churrasco - 4 tampinhas de garrafa pet - 1 canudo fino (4mm) - 1 canudo grosso (8mm) - 1 balão - Fita adesiva - 1 Tesoura.

Conteúdos: Movimento; Leis de Newton.

Objetivo Geral: Discutir as leis que acompanham o movimento do carrinho e relacionar a Física do dia a dia ao protótipo; 

Metodologias:

 Exposição e investigação do conhecimento. Primeiramente acontecerá umquestionamento com os alunos sobre movimento, deixar com que eles criem suas hipóteses e noções quanto ao moviemento de um carro. Se enquanto crianças/jovens já construíram seu próprio carrinho com materiais reciclaveis, como garrafa pet, chinelo de borracha velho, tampas de garrafas, latas de alumínio entre outros tipos materiais que podem servir para a criançada se divertir.

Após esse momento será exposto o conteúdo sobre movimento e as leis que regem esses movimentos, assim que terminar a explicação do conteúdo com referência em seus livrois didáticos e exemplos do cotidiano será feita a amostra do carrinho que se move sozinho e que eles irão construir.

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Vários questionamentos podem ser criadas e desenvolvidas pelos alunos que irão procurar respondê-las, assim induzindo seu pensamento para solucionar problemas como esses. Por exemplo: E se mudassemos o "chassi" do carrinho? O que acontece? Quanto aos pneus, podemos mudar o tamanho? A velocidade do carrrinho aumenta ou diminui se colocarmos uma bexiga pequena? E com uma bexiga maior avelocidade altera? Podemos calcular essa velocidade? E quanto a distância percorrida pelo carrinho, podemos medir?

Questões essas que irão nortear novos questionamentos, novas ideias, novos modelos de carrinhos.

Local de Acesso ao material:

Link para acesso ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=NAK3W1W2v0Y

Descrição das atividades

  1. Será exposto toda a explicação do conteúdo e os objetivos esperados da construção do carrinho;
  2. Elaborar uma lista dos materiais para que os alunos tragam para a escola para fazermos juntos o protótipo;
  3. Listar os nomes dos alunos e o material que cada um poderá trazer;
  4. Com o material em mãos; separar pequenos grupos para a construção e apresentação do seu material;
  5. Mostrar o vídeo de como será feito o carrinho;
  6. Investigar se os estudantes tem dúvidas em relação a construção do carrinho;
  7. Mãos a obra!
  8. Sempre lembra-los de observar todos os fatores e materiais que estão utilizando para descrição da sua apresentação;
  9.  

Como funciona:

  1.  Após o carrinho montado o aluno irá encher a bexiga pelo canudo da estrutura e vedar com o próprio dedo a passagem de ar;
  2. Depois colocar o carrinho no chão e solta-lo, assim observando o que acontece, o movimento que seu carrinho faz;
  3.  Elaborar anotações com suas observações para discutir com a turma;
  4.  Cada grupo irá apresentar seu carrinho e o que observou sobre seu movimento;
  5.  Para encerrar que tal uma corrida! Mostrando como funciona essa lei de forma divertida.

Como usar o carrinho para conceitos na Física:

  1. As leis de Newton são um conjunto de três leis capazes de explicar a dinâmica que envolve o movimento dos corpos. A terceira lei é conhecida como Princípio da Ação e Reação, essa é aquela que diz: Para toda ação existe uma reação com a mesma intensidade, direção e sentido contrário. No caso do carrinho, ao liberar o fluxo de ar da bexiga, essa empurra o ar para trás e o ar, por sua vez, empurra a bexiga para frente, como a bexiga esta presa ao carrinho, este acompanha o seu movimento.
  2. Para a primeira lei de Newton pode utilizar o mesmo protótipo em situações em que por exemplo, coloca-se um objeto (uma borracha ou bolinha de papel) leve proporcioal ao carrinho e que em seu movimento irão verificar que o objeto tende a continuar o movimento após o carrinho parar (propor condições para uma freada brusca, por exemplo tampar rapidamente a saída de ar).
  3. Motivar os alunos a pensarem em exemplos que podem usar os carrinhos ou outras ferrametas apresentada durante a aula.
  4.  

Avaliação: Avaliação baseada em projetos e na participação de cada educando durante as atividades desenvolvidas.

Bibliografia:

Como fazer um carrinho com papelão. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NAK3W1W2v0Y acesso em 13/10/2020.
          Física: contexto e aplicações; ensino médio/ Antonio Máximo Ribeiro da Luz, Beatriz Alvarena Alvares, Carla da Costa Guimarães. Editora Scipione; 2ª edição – São Paulo, 2016. Proposta curricular do Ensino Médio, Tocantins 2018.

Super Carrinho Movido a Balão - 3ª Lei de Newton. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4h3zKX6AvrI acesso em 13/10/2020.

 

 

Comentários